Na tarde desta quinta-feira, 30 de maio, por volta das 16h30, uma operação policial resultou na prisão de dois homens, de 44 e 37 anos, na Rua Anastácio Espíndola, centro de São João Batista. Eles foram detidos por envolvimento em tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse de arma branca ou simulacro e posse de munição de uso restrito.
Denúncias e Investigação
Diversas denúncias e ocorrências de prisões em flagrante indicaram que vários pontos de drogas no município, controlados por um membro da facção criminosa PGC, eram abastecidos pelos suspeitos. Eles eram frequentemente vistos em um Hyundai i30 e uma motocicleta, além de se exibirem com fotos de armas nas redes sociais e esconderem drogas na mata atrás de suas residências.
Ação Policial e Abordagem
Durante patrulhamento na Rua Leopoldina Brasil, a guarnição avistou o veículo mencionado nas denúncias. O condutor tentou desviar das ruas ao perceber a viatura, mas foi abordado após uma ordem de parada não acatada e um breve acompanhamento policial até a Rua Anastácio Espíndola.
Apreensões e Descobertas
Os homens foram identificados e revistados. Com o primeiro, foram encontrados dois volumes de plástico com substância semelhante a cocaína, pesando aproximadamente 10 gramas. O segundo suspeito estava com um celular Motorola.
Na casa do primeiro suspeito, na Rua André Francisco Darosci, nada ilícito foi encontrado. Já na residência do segundo, na Rua Servidão Rosa Feller Mazera, foram descobertos cadernos de anotações sobre tráfico, um simulacro de pistola, uma cápsula deflagrada de calibre restrito SPL .38, além de drogas escondidas em um bananal.
Condução e Procedimentos Legais
Os autores foram encaminhados ao IGP de Balneário Camboriú, onde apenas um dos homens, com lesões anteriores, reclamou de dores, mas recusou atendimento hospitalar. Após exames de corpo de delito, ambos foram levados à delegacia de polícia civil de Brusque junto com o material apreendido. O veículo utilizado foi apreendido e encaminhado ao pátio conveniado.