Intercâmbio entre estudantes surdos fortalece laços e promove inclusão em São João Batista

A rede municipal de ensino de São João Batista participou do terceiro encontro do projeto de intercâmbio entre estudantes surdos da região. A iniciativa, em parceria com as secretarias municipais de Educação de São João Batista e Tijucas, visa promover a interação e o aprendizado colaborativo entre os alunos.

Ampliação do Projeto

Desta vez, o encontro realizado no Casarão Galotti, em Tijucas, contou também com a adesão das redes de ensino de Porto Belo e de Bombinhas. Além dos estudantes, estiveram presentes professores, orientadores, coordenadores escolares e familiares.

 

Impacto da Inclusão

 

Jeruza Mafessolli de Souza, orientadora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de São João Batista, destaca a importância da interação entre os estudantes surdos para o desenvolvimento acadêmico, social e emocional. Ela ressalta que a educação inclusiva vai além do acesso a conteúdos curriculares, englobando também a promoção de laços de amizade e o fortalecimento da identidade surda.

Benefícios da Interação

 

A interação entre os estudantes surdos ocorre por meio de atividades em grupo, projetos colaborativos, debates e eventos culturais, contribuindo não apenas para o desenvolvimento acadêmico, mas também para a autoestima e valorização da cultura e língua de sinais.

 

 

Construção de uma Comunidade Inclusiva

 

Para Willian Mafessolli, secretário municipal de Educação de São João Batista, promover a interação entre estudantes surdos é essencial para o desenvolvimento integral desses indivíduos e para a construção de uma sociedade mais inclusiva. Ele destaca que a educação desempenha um papel fundamental na quebra do isolamento social e no combate ao preconceito.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.