A Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de São João Batista lançarão, na próxima quarta-feira, 13 de novembro, o protocolo municipal da escuta protegida, voltado para o atendimento de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. O evento será realizado às 9h, na sede da Câmara de Vereadores, localizada na Rua João Vicente Gomes, nº 37.
O protocolo estabelece o fluxo de atendimento a ser adotado pelos diferentes órgãos da rede de cuidado e proteção social, com o objetivo de evitar o processo de revitimização e garantir a proteção integral da criança ou adolescente.
Entre os pontos abordados, o protocolo define os encaminhamentos adequados que os profissionais da rede devem seguir em casos de revelação espontânea de violência, além dos procedimentos necessários para a realização de entrevistas de escuta especializada ou depoimentos especiais.
Antes do lançamento, ocorrerá uma capacitação nos dias 11 e 12 de novembro, destinada a cerca de 50 profissionais da rede que atuarão como referências em escuta especializada. O curso será realizado na Comunidade Bethânia e ministrado pela psicóloga Iramaia Ranai Gallerani, com recursos do Fundo da Infância e Adolescência de São João Batista (FIA). Essa iniciativa complementa outras capacitações realizadas desde 2022, que capacitaram aproximadamente 1,1 mil profissionais sobre a legislação pertinente.