A empresa catarinense Komdelli, de Tijucas, Grande Florianópolis, foi incorporada pela gaúcha Frumar, em um negócio avaliado em mais de R$ 50 milhões. A junção coloca as empresas entre as cinco maiores no processamento e distribuição de pescados do Brasil, com cerca de 10% de participação no mercado no segmento de salmão.
A Komdelli faz parte do grupo Komlog. A aquisição da unidade operacional deve aumentar a capacidade produtiva da Frumar para mais de 800 toneladas de pescados mensais. Conforme o diretor da empresa gaúcha, Éderson Krummenauer, o volume estimado para 2023 poderá chegar a 10 mil toneladas, e o faturamento do grupo somado deverá ultrapassar R$ 670 milhões em 2023, 66% mais que em 2022.
A Komdelli deve manter o quadro de funcionários, cerca de 150 pessoas, além de somar os funcionários da Frumar, atualmente, cerca de 200. “Esta aquisição é parte fundamental da estratégia de integração e adensamento da posição da Frumar na cadeia de processamento de pescados. Com este movimento, a Frumar ganha uma maior relevância em toda cadeia e passa a processar e produzir produtos de maior valor agregado com acesso direto ao consumidor final, buscando construir uma marca forte e duradoura”, avalia o empresário, ressaltando que a ambas as marcas, Frumar e Komdelli, serão mantidas.
A aquisição ainda abre mais oportunidades para ampliação do processamento de outros pescados, inclusive para o mercado externo. A Komdelli atualmente tem uma área industrial de 28 mil metros quadrados, e 7,2 mil m² de área frigorífica, além de estar próxima dos principais portos e de Itajaí, polo pesqueiro.
A unidade da Komdelli em Tijucas, Grande Florianópolis, soma a outras cinco da Frumar: no Rio Grande Sul, em Porto Alegre, São Leopoldo e Passo Fundo; Itapema; e em São Paulo.