Fiscalização flagra maus-tratos e posse ilegal de aves silvestres

Uma operação conjunta da Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI), Guarda Municipal e Grupo de Operações e Resgate (GOR) flagrou, uma situação de maus-tratos e posse irregular de aves silvestres no bairro Sertãozinho. Durante a ação, foram encontradas cinco aves silvestres e um papagaio mantidos em condições precárias.

Fotos: Faaci/Divulgação

Os animais estavam confinados em gaiolas sujas, com água imprópria para consumo. Um deles apresentava ferimentos graves e sinais de hiperqueratinização, uma inflamação crônica indicativa de negligência prolongada.

Diante da constatação dos crimes ambientais, o responsável por três das aves foi preso em flagrante pelas autoridades. Em relação aos demais animais, cujos responsáveis não estavam presentes no momento da fiscalização, foi instaurado um procedimento administrativo e registrado um boletim de ocorrência para apuração criminal dos fatos.

 

Todas as aves resgatadas serão submetidas a tratamento veterinário especializado. Somente após uma avaliação completa de sua saúde e condição física, será determinado se os animais terão a possibilidade de retornar ao seu habitat natural.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.