A Secretária de Saúde de Tijucas, Josiane de Amorim, emitiu uma nota na tarde desta terça-feira, 19 de novembro, após a denúncia de um pai sobre suposta negligência no atendimento médico a seu filho de 8 meses. O caso envolveu o Hospital São José de Tijucas e o pronto atendimento 24h do município.
Em nota enviada pela secretária de saúde, em nome da Coordenadora do Pronto Atendimento 24 horas de Tijucas, Alessandra Dutra, ela informou como é o procedimento realizado no posto.
“Quando recebemos no Pronto Atendimento 24h pacientes com temperatura axilar acima de 37,8°C, o paciente tem atendimento prioritário.
O fluxo para o atendimento de crianças com febre é: após ser atendido pela triagem e constatado a febre, a criança é passada diretamente para avaliação médica com urgência, visto que crianças com febre alta podem vir a desencadear crise convulsiva. No caso citado, a conduta médica foi administrar um medicamento sintomático: a dipirona, utilizado como analgésico e antipirético sendo amplamente utilizado e seguro em crianças. Além disso, foram prescritos outros medicamentos para uso domiciliar.
Fico à disposição para eventuais esclarecimentos.
Resposta da Coordenadora do Pronto Atendimento, Enfermeira Alessandra Dutra.”