Em entrevista, o proprietário da JCS contabilidade e presidente do SESCON Grande Florianópolis, José Carlos de Souza, destacou o papel de Santa Catarina como referência no Brasil no que tange à inovação na abertura de empresas. Segundo ele, o estado apresenta um diferencial importante ao incorporar tecnologias como a Inteligência Artificial no processo de facilitação e simplificação de novos negócios.
Um exemplo concreto desse avanço é o Fórum Simplifica, que reúne uma série de entidades públicas e privadas, incluindo a prefeitura, juntas comerciais e órgãos de fiscalização como a vigilância sanitária. O fórum tem como objetivo encontrar soluções para desburocratizar e agilizar a abertura de empresas em Santa Catarina. De acordo com Souza, o fórum foi fundamental para um grande progresso nessa área e, recentemente, foi premiado pela Confederação Nacional de Contabilidade (CNC), sendo escolhido como um dos melhores projetos do país.
Foto: VipSocial/Divulgação
Santa Catarina foi selecionada entre projetos de todo o Brasil e, por isso, estamos extremamente orgulhosos. O estado será premiado no próximo dia 24 de novembro, o que reafirma o nosso compromisso com a inovação e o desenvolvimento econômico”.
José Carlos de Souza.
Além disso, Souza enfatizou a importância do Observatório da Jucesc, ferramenta que permite a qualquer empreendedor pesquisar dados sobre a constituição de empresas no estado. Atualmente, Santa Catarina conta com quase 1,5 milhão de empresas ativas, e o Observatório oferece uma visão detalhada sobre a quantidade de empresas de diferentes portes, por cidade e por ramo de atividade.
Com esses avanços, Santa Catarina se coloca como um modelo de eficiência e inovação na abertura de empresas, mostrando que, quando se trata de simplificação e desburocratização, o estado está à frente de muitos outros no Brasil.