Quando se pensa em valorização imobiliária em Santa Catarina duas cidades vêm automaticamente à cabeça: Balneário Camboriú e Itapema lideram o índice FipeZAP dos metros quadrados mais caros do Brasil, e não é para menos.
Com equipamentos turísticos famosos e cenários paradisíacos, ambas são uma ótima opção para investidores de alto padrão. Itajaí e Florianópolis abocanham uma parcela do ranking nacional, também estando entre as primeiras posições.
Porém, há outras cidades no Estado que vêm crescendo e gerando boas expectativas no setor. A maioria delas está próxima das cidades que hoje estão no topo, mas algumas podem surpreender.
Impulsionadas pela alta valorização do litoral, essas cidades têm chamado atenção de investidores por apresentarem maior rentabilidade a longo prazo. Um levantamento feito pela Sort Investimentos, empresa especializada em imóveis de alto padrão e galpões logísticos, aponta quais são elas.
“Investir em arredores de cidades de alta valorização, com análise de desenvolvimento, pode proporcionar retornos excelentes a longo prazo. Analisamos cidades do litoral catarinense, que são apostas rentáveis devido às localizações, ao desenvolvimento acelerado da infraestrutura, à qualidade de vida oferecida, e aos altos índices de segurança e bem-estar, além da natureza exuberante e preservada”, comenta Renato Monteiro, CEO da empresa.
Cidades de SC com alto potencial de valorização imobiliária
Navegantes
A cidade vizinha de Itajaí se destaca pela força industrial e portuária e pelas obras de infraestrutura e mobilidade urbana que estão em fase de projeto, como um ônibus elétrico que interligará a cidade com outras da região e um túnel subaquático entre Itajaí e Navegantes.
Com uma orla de 12 km de extensão, a previsão é de grande valorização imobiliária, especialmente em imóveis frente ao mar. Além disso, Navegantes é sede do principal terminal privado do Brasil para movimentação de contêineres, com uma valorização de 300% no metro quadrado dos galpões logísticos nos últimos 10 anos, conforme o levantamento.
Penha e Balneário Piçarras
Penha e Piçarras, cidades vizinhas, conforme mapeamento, têm se destacado pela localização, distante 40 minutos de Balneário Camboriú e de Itajaí, e pela qualidade ambiental com belas praias.
Penha, sede do parque Beto Carrero, recentemente recebeu uma certificação internacional por práticas de sustentabilidade, superando até mesmo Fernando de Noronha. Já Piçarras, com mais de sete quilômetros de praias de areia branca e águas cristalinas tem se tornado desejada para novos moradores e investidores, o que resulta em valorização contínua dos imóveis.
Porto Belo
Apontada como a “bola da vez” do mercado imobiliário, Porto Belo, vizinha de Itapema, está em plena expansão, especialmente na região de Perequê, onde estão sendo construídos grandes empreendimentos com até 30 andares. A cidade teve uma valorização de quase 70% no último ano, tornando-se uma aposta para investidores que buscam alta rentabilidade.
Tijucas
Localizada na Grande Florianópolis, Tijucas atrai aqueles que buscam fugir da verticalização intensa de cidades como Balneário Camboriú e Itapema. A tendência na cidade é de crescimento de residências horizontais, o que atrai grandes investimentos e promete uma valorização imobiliária significativa nos próximos anos.
Garuva
Apesar de estar mais distante de Balneário Camboriú, Garuva possui localização estratégica próxima à fronteira com o Paraná, facilitando a interligação com São Paulo.
A valorização na cidade está centrada principalmente em galpões logísticos, impulsionada pelo crescimento do Porto de Itapoá, que registrou o melhor primeiro semestre de sua história em 2024, com um aumento de 12% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo o levantamento.