Com a chegada do inverno e a preocupação com a circulação do vírus da Influenza, a Administração Municipal de Tijucas, por meio da secretaria de Saúde, em parceria com a secretaria de Educação, está intensificando os esforços para garantir que a comunidade escolar esteja devidamente protegida.
A secretaria tem como objetivo reforçar a imunização dos alunos e contribuir para a redução dos casos da doença, por isso está realizando a partir desta sexta-feira (12) a campanha de atualização de carteirinhas de vacinação, aplicando principalmente a vacina contra a influenza nos alunos, com a devida autorização dos pais ou responsáveis.
“É importante ressaltar que a vacina contra a influenza é segura e eficaz, sendo atualizada anualmente para garantir a proteção contra as cepas mais comuns do vírus em circulação. Portanto, é fundamental que os pais e responsáveis apoiem e incentivem a participação de seus filhos nessa campanha, garantindo que estejam devidamente imunizados”, afirma o secretário de Saúde de Tijucas, Vilson José Porcíncula.
A campanha de atualização de carteirinhas de vacinação contra a influenza nas escolas busca verificar e atualizar o status vacinal dos alunos. Para isso, a equipe da Vigilância em Saúde organizou pontos de vacinação dentro das escolas, proporcionando facilidade de acesso e agilidade no processo.
“Atualizar a carteirinha de vacinação é de extrema importância, pois, além de proteger o aluno individualmente, também contribui para a criação de uma imunidade coletiva, reduzindo a disseminação do vírus e protegendo pessoas mais suscetíveis a complicações”, ressalta Idarleni Daroci, coordenadora da Vigilância em Saúde de Tijucas.
Sobre a doença
A influenza, popularmente conhecida como gripe, é uma infecção respiratória aguda que pode levar a complicações graves, principalmente em grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas. A vacinação é uma das medidas mais eficazes para prevenir a doença e suas complicações.
“A campanha de vacinação contra a influenza nas escolas reforça o compromisso da secretaria de Educação com a saúde e bem-estar dos alunos. Ao promover a imunização e conscientizar sobre a importância da prevenção, as escolas se tornam agentes ativos na construção de uma comunidade mais saudável e resiliente”, finaliza a secretária de Educação de Tijucas, Deise Juliana Silveira.
Texto: Patrícia Ferreira | Foto: Divulgação