Um incêndio em um terreno baldio nos fundos de uma indústria de pisos e cerâmicas mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros na tarde de sábado (25), em Tijucas, na Grande Florianópolis. As causas que provocaram o incêndio ainda estão sendo apuradas.
Os primeiros chamados foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros às 16h36. As chamas foram controladas e socorristas das cidades de Itapema e Tijucas atuaram no local por mais de quatro horas no combate as chamas.
O trabalho dos bombeiros tinha o objetivo de evitar a propagação das chamas para a vegetação do local. A ocorrência foi encerrada por volta das 21h de sábado.
Novas informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros apontam que, havia borracha e plástico no local, a queima desses produtos podem desprender partículas com produtos tóxicos no ar. A fumaça proveniente da queima destes materiais pode ser vista a quilômetros de distância do local do incêndio.
Nessa condição, o maior perigo é a inalação destas substâncias, pois pode causar asfixia. Os derivados de hidrocarbonetos (presentes em plásticos, por exemplo), chegam rapidamente na corrente sanguínea e impedem a circulação do oxigênio, podem levar a morte. No entanto, a equipe de bombeiros reforça que, até o momento, “não foram identificados quais produtos estavam queimando”.