
O Governo Federal atualizou a lista dos municípios mais suscetíveis à ocorrência de desastres naturais, nos subgrupos de deslizamentos, enxurradas e inundações.
No total, 1.942 cidades brasileiras estão na lista, sendo 295 delas catarinenses. Com isso, estima-se que 7% da população de Santa Catarina esteja vivendo em áreas de risco.

Itajaí sob alagamentos – Foto: Altamiro Rosa/Divulgação/Prefeitura de Itajaí
Na região de Itajaí, todas as cidades estão presentes na lista. No total, 48.800 pessoas da região vivem em áreas mapeadas com risco geo-hidrológico (deslizamentos, enxurradas e inundações). Os números por cidade estão ao final do texto.
“O aumento na frequência e na intensidade dos eventos extremos de chuvas vem criando um cenário desafiador para todos os países, em especial para aqueles em desenvolvimento e de grande extensão territorial, como o Brasil. As populações em situação de vulnerabilidade são as mais afetadas, enfrentando ameaças crescentes à sua segurança, meios de subsistência e infraestrutura”, diz a nota técnica.

Chuvas já provocaram alagamentos e deslizamentos em Itajaí – Foto: Prefeitura de Itajaí/Reprodução/ND
A atualização teve objetivo de listar municípios para serem priorizados nas ações da União em gestão de riscos e desastres naturais com o advento do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O estudo foi coordenado pela Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento, ligada à Casa Civil da Presidência da República.
Confira as cidades da região presentes no estudo, ao lado da quantidade de pessoas sob risco de desastres em cada:
- Balneário Camboriú (804)
- Balneário Piçarras (1.708)
- Bombinhas (657)
- Botuverá (1.802)
- Brusque (6.670)
- Camboriú (2.366)
- Ilhota (6.085)
- Itajaí (7.462)
- Itapema (796)
- Luiz Alves (68)
- Navegantes (2.059)
- Penha (1.415)
- Porto Belo (4.439)
- São João Batista (9.108)
- Tijucas (3.361)