O Governo Federal atualizou a lista dos municípios mais suscetíveis à ocorrência de desastres naturais, nos subgrupos de deslizamentos, enxurradas e inundações.
No total, 1.942 cidades brasileiras estão na lista, sendo 295 delas catarinenses. Com isso, estima-se que 7% da população de Santa Catarina esteja vivendo em áreas de risco.
Na região de Itajaí, todas as cidades estão presentes na lista. No total, 48.800 pessoas da região vivem em áreas mapeadas com risco geo-hidrológico (deslizamentos, enxurradas e inundações). Os números por cidade estão ao final do texto.
“O aumento na frequência e na intensidade dos eventos extremos de chuvas vem criando um cenário desafiador para todos os países, em especial para aqueles em desenvolvimento e de grande extensão territorial, como o Brasil. As populações em situação de vulnerabilidade são as mais afetadas, enfrentando ameaças crescentes à sua segurança, meios de subsistência e infraestrutura”, diz a nota técnica.
A atualização teve objetivo de listar municípios para serem priorizados nas ações da União em gestão de riscos e desastres naturais com o advento do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O estudo foi coordenado pela Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento, ligada à Casa Civil da Presidência da República.
Confira as cidades da região presentes no estudo, ao lado da quantidade de pessoas sob risco de desastres em cada:
- Balneário Camboriú (804)
- Balneário Piçarras (1.708)
- Bombinhas (657)
- Botuverá (1.802)
- Brusque (6.670)
- Camboriú (2.366)
- Ilhota (6.085)
- Itajaí (7.462)
- Itapema (796)
- Luiz Alves (68)
- Navegantes (2.059)
- Penha (1.415)
- Porto Belo (4.439)
- São João Batista (9.108)
- Tijucas (3.361)