A educação em Itapema continua a apresentar excelentes resultados. De acordo com o Censo 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade ocupa o 3º lugar com a menor taxa de analfabetismo do Brasil entre os municípios com 50 a 100 mil habitantes.
Desempenho regional
Na região da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), da qual Itapema faz parte, 72% dos municípios apresentaram uma taxa de alfabetização superior à média estadual. Além disso, 100% das cidades da AMFRI alcançaram a meta do Plano Nacional de Educação para 2024, reafirmando o sucesso das políticas educacionais implementadas.
Ações e parcerias
A Secretária de Educação de Itapema, Alessandra Ghiotto, atribui esse sucesso a várias iniciativas colaborativas. “A parceria entre professores alfabetizadores e a equipe de gestão, tanto da escola quanto da Secretaria de Educação, são primordiais neste processo. Também atuamos no acompanhamento trimestral da alfabetização, formações continuadas, Projeto Tempo de Ler e Alfaletrando, entre outras ações”, destacou Alessandra Ghiotto.