Cidades da Grande Florianópolis estudam medidas de reforço nas escolas

As cidades da Grande Florianópolis anunciaram, na tarde desta quarta-feira (5), que estudam medidas de reforço na segurança das escolas, após o ataque a creche em Blumenau que deixou quatro crianças mortas.

Prefeitura de Florianópolis realizou reunião na tarde desta quarta-feira para debater a segurança nas escolas municipais – Foto: Pedro Perez/Divulgação/PMF/ND

De acordo com a Secretaria Municipal da capital, o prefeito Topázio Neto (PSD) participaria de uma reunião de emergência, na tarde desta quarta-feira (5), para debater a segurança nas unidades educativas municipais.

Tijucas

O prefeito Eloi Mariano Rocha determinou medidas de reforço na segurança das escolas. Além disso, afirma que é necessário contar também com vigias para ampliar a vistoria nas unidades.

Prefeitura de Tijucas também fez determinações com o objetivo de reforçar a segurança – Foto: Karina Peixoto Silva/PMT/Divulgação/ND

“O processo licitatório para contratação de vigias nas escolas já estava em andamento e foi homologado na semana passada. Por isso, a empresa contratada deve iniciar o serviço nas escolas nos próximos dias”, diz o prefeito.

Outra medida adotada foi o reforço nas rondas policiais. Eloi Mariano Rocha afirma que enviará um ofício para o comando da Polícia Militar para intensificar as ações nas escolas do município.

São José

A prefeitura informou que, ainda em fevereiro, determinou a realização de um estudo técnico e financeiro para implantação de medidas de controle de acesso na rede municipal.

Assim como o reforço das guarnições da Guarda Municipal e viaturas na rua. Além disso, afirma ainda que a Central de Vídeomonitoramento está priorizando as áreas escolares para identificar manifestação suspeita.

O Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, também está elaborando edital para licitar a contratação de vigilantes diurnos para todas as unidades escolares, como também uma portaria com diretrizes limitando o acesso nas escolas.

Palhoça

A Guarda Municipal de Palhoça reforçou as rondas com 20 agentes e 12 viaturas nesta quarta-feira. A Polícia Militar e a Polícia Civil também estão colaborando com a vigilância das escolas e creches do município.

Além disso, a prefeitura afirma que a segurança também foi reforçada com o uso permanente de cadeados nos portões.

Biguaçu

A prefeitura também realizou uma reunião nesta quarta-feira com o objetivo de discutir ações de segurança para as unidades municipais de ensino.

Prefeitura de Biguaçu também realizou reunião nesta quarta-feira – Foto: Fernando Mendes/PMB/Divulgação/ND

O encontro ocorreu por convocação do prefeito Salmir da Silva e do vice-prefeito, Alexandre Martins de Souza e contou com a participação do comandante do 24° Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Jader Peron.

Por determinação do prefeito, as aulas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) na noite desta quarta e as aulas de toda rede municipal, nesta quinta-feira (6) estão suspensas.

Ainda da tarde desta quarta, a Polícia Militar e a Guarda Patrimonial reforçaram as rondas nas proximidades das unidades.

Nas próximas semanas, os profissionais que atuam na Educação, receberão capacitação oferecida pela Polícia Militar a fim de orientar na identificação de situações suspeitas, bem como proceder diante de casos de emergência. Os profissionais da rede particular também terão acesso ao treinamento, afirma a prefeitura de Biguaçu.

O ND+ não irá publicar os nomes do autor e das vítimas do ataque, assim como imagens explícitas do crime. A decisão editorial foi feita em respeito às famílias e ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), também para não compactuar com o protagonismo de criminosos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.