Ponte do Rio Perequê em Porto Belo recebe laudo positivo para liberação de veículos leves, pedestres e ciclistas.
O laudo contratado pelo Município de Porto Belo é estrutural e diferente dos apresentados até então, que eram todos visuais. Após a decisão emergencial de interditar a ponte, a Administração Municipal iniciou uma corrida contra o tempo buscando outras alternativas para evitar transtornos para a população.
A empresa Calcam Engenharia de Projetos e Soluções, contratada para a elaboração do laudo, teve acesso ao projeto original da ponte e considerou nos cálculos todas as camadas de ferros internas.
O laudo mostra que, apesar do dano estrutural, não são observadas fissuras/trincas de flexão e cisalhamento.
Após a realização dos reforços estruturais, a passagem será liberada por um prazo de quatro meses, sendo necessário um novo estudo após este período. Porto Belo trabalha agora na contratação de uma empresa apta a realizar os reparos para reforços e, após este trabalho ser realizado, inicia o processo para a liberação da ponte.
A ponte sobre o Rio Perequê foi projetada em 1979 e a avaliação feita pela empresa neste novo laudo leva em consideração que a obra foi realizada de acordo com o projeto em sua totalidade.