As obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis têm neste mês de abril oito pontos críticos que desafiam a conclusão do empreendimento até dezembro de 2023, conforme previsto no cronograma da Arteris Litoral Sul, concessionária que administra a rodovia.
A análise é resultado de um estudo encomendado pelo senador Esperidião Amin (PP). A equipe examinou o avanço do empreendimento com o auxílio de imagens aéreas tiradas no último dia 5.
Este é o 35º relatório sobre o Contorno Viário encomendado pela equipe do senador. “Após anos acompanhando, e elaborando relatórios, é possível identificar, neste momento, o empenho para o cumprimento do cronograma”, elogia Amin.
Segundo a concessionária, 73,45% de toda a obra já saiu do papel. A empresa reconhece quatro trechos em atraso. Os outros trechos, de acordo com a análise da Arteris Litoral Sul, estão adiantados ou em conformidade com que prevê a entrega do empreendimento. O relatório do senador aponta outros quatro pontos críticos.
Um dos maiores atrasos observado pela Arteris Litoral Sul ocorre na construção do segundo dos quatro túneis previstos no projeto do Contorno Viário, que corta os municípios de Palhoça, São Pedro de Alcântara e Santo Amaro da Imperatriz. Cerca de 54,49% do trecho foi concluído até então.
Para a entrega em dezembro, cerca de 62,35% do trecho já deveria ter saído do papel. Atualmente as equipes realizam escavação e antecipação do revestimento secundário no emboque sul. “Havia um problema de curso d’água atrasando a obra, mas foi resolvido pela engenharia”, destaca o estudo da equipe do senador.
Também tem algum grau de atraso o andamento das obras no primeiro e terceiro túneis, em Palhoça e Santo Amaro da Imperatriz, respectivamente; e na intersecção sul com a BR-101. Os trechos atrasados se encontram na porção Sul da obra.
Estudo reconhece outros trechos críticos
Além dos trechos citados, cujo atraso é reconhecido pela Arteris Litoral Sul, o relatório aponta outros quatro pontos de atraso. Dentre eles os trevos da BR-101 Sul e da BR-282, trechos que interseccionam o Contorno Viário com as rodovias federais.
No primeiro, cerca de 27,7% das obras saíram no papel – no cenário ideal, 91,7% já deveria estar pronto, destaca o estudo. No segundo, 48,8% já foi executado contra 75,2% que estava previsto no cronograma. “As obras só iniciaram, de forma discreta, no mês de agosto/2022”, destaca o relatório.
Conforme a Arteris, o trevo de interseção da BR-101 Sul teve importante marco na última semana – período posterior à analise do relatório – com finalização do lançamento de 10 vigas longarinas de um dos viadutos do trevo.
Quanto ao trevo de interseção do Contorno Viário com a BR-282, a Arteris aponta que “o trânsito da rodovia federal na região do bairro Alto Aririú, em Palhoça, sentido serra, será desviado nesta semana para cima do viaduto construído no Km 18 da rodovia federal, e a partir de então iniciam as obras das alças e dos ramos do projeto viário do trevo, que permitirá o acesso dos motoristas ao Contorno Viário de Florianópolis depois que a obra estiver liberada”.
O estudo também aponta como críticos trechos cujas obras começaram com atraso, como a intersecção com a BR-101 Norte, o quarto túnel e a construção do ponto de parada e descanso para caminhoneiros.
Sobre os túneis, a concessionária destaca que as obras civis já foram concluídas no túnel 4. “Os túneis 1 e 3 já registraram o encontro das frentes de trabalho nas duas pistas. O túnel 2 está em fase de escavações subterrâneas”, pontua.
Empreendimento
A construção do Contorno de Florianópolis teve início em 2008. Ele será um corredor expresso de 50 km atravessando São José, Biguaçu, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São Pedro de Alcântara, Antônio Carlos e Governador Celso Ramos.
O empreendimento terá pista dupla, seis acessos por trevos, quatro túneis duplos, sete pontes e mais de 20 passagens em desnível. Já foram concluídas seis pontes, nove passagens em desnível, dois trevos completos e 31km de pavimentação.
“A Arteris Litoral Sul reforça que o Contorno Viário da Grande Florianópolis é prioridade da concessionária, que trabalha para finalizar a obra em dezembro de 2023. Dados de março apontam que 73% da rodovia está concluída”, ressaltou a empresa em nota.