Litoral Norte segue em atenção por conta das chuvas; veja situação por cidades

O Litoral Norte de Santa Catarina também enfrenta os danos causados pelas chuvas desta semana. Em Itajaí unidades básicas de saúde sofreram deslizamentos ou foram afetadas pelas fortes chuvas.

A secretaria de Saúde da cidade informou que as chuvas que ocorreram na última quarta-feira (30) afetaram o atendimento de seis unidades de saúde do município.

Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, também teve o interior afetado pelas chuvas – Foto: Secom Camboriú/Reprodução

Além dos atendimentos prejudicados, as chuvas também causaram um problema na central telefônica e de internet, que está temporariamente indisponível. O município trabalha para restabelecer todos os serviços da forma mais rápida possível.

As unidades Brilhante e Limoeiro tiveram os atendimentos suspensos nesta quinta-feira (1°). No Brilhante, a suspensão ocorreu devido aos alagamentos na região que dificultam o acesso à unidade por parte dos servidores e moradores.

Deslizamento de terra afetou unidade do Limoeiro em Itajaí – Foto: Reprodução/ND

Já no Limoeiro, além de um consultório ter sido afetado pelas chuvas, houve um deslizamento de terra nos fundos da unidade que provocou a suspensão total dos atendimentos. A previsão é que a situação seja normalizada nesta sexta-feira (2).

Além destas, tiveram parte dos atendimentos prejudicados por conta das chuva as unidades Portal II, São João I, o Centro de Práticas Integrativas e Complementares (CEPICS) e o Centro Terapêutico Especializado em Autismo (CTEA).

Balneário Camboriú

Em Balneário Camboriú a situação das chuvas ainda é controlada, a Defesa Civil informou que a cidade registrou 138.33mm de chuva nas últimas 96h.

Na manhã desta quinta-feira (1°), foi registrado um pequeno deslizamento de terra na rua Irlanda do Norte, próximo à rua Ilhas Virgens, no bairro das Nações. O trânsito fica em meia-pista, até a secretaria de Obras arrumar o local.

Balneário Camboriú também registrou ocorrências por conta das chuvas – Foto: Secom BC/Reprodução

A Defesa Civil permanece em estado de atenção e qualquer ocorrência pode ser acionada através do 199. Nas últimas horas da madrugada choveu aproximadamente 10 mm em Balneário Camboriú e até às 00h chegou aos 25mm.

“A gente teve uma diminuição do volume aqui na região, porém continuamos com o alerta e monitorando o Rio Camboriú e riscos de deslizamentos. Estamos na área laranja do mapa, que significa estado de atenção”, destaca Fabrício Melo, da Defesa Civil de Balneário Camboriú.

Fabrício alerta às pessoas que moram na região de encostas para ter um cuidado redobrado por conta das chuvas e alerta para o surgimento de rachaduras na casa, pedras, rochas pequenas, rochas rolando e qualquer dúvida acionar a Defesa Civil pelo 199.

Camboriú

No interior de Camboriú a situação é um pouco mais complicada por conta das chuvas, a Defesa Civil da cidade informou que há pontos de alagamentos e deslizamentos devido às fortes chuvas e os acumulado de água no solo.

Algumas ruas do Santa Regina e Jardim Europa estão alagadas. São elas: Projetada 9, rua Suíça, Suécia – Jardim Europa e Luxemburgo – Santa Regina.

Na manhã desta quinta-feira a Defesa Civil está atendendo uma ocorrência de deslizamento de terra na rua Violeta, no Conde Vila Verde, com Monte Alegre. De acordo com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil até o momento a situação é estável.

Mas o estado é de alerta para quem mora em regiões de alagamentos. “Ainda tem água pra descer do interior e dependemos da tábua da maré. Então a qualquer momento esses pontos de alagamentos podem aumentar”, explica o secretário da Defesa Civil, Jaime Angel.

O Corpo de Bombeiros de Camboriú acompanha as situações e orienta as famílias que têm idosos ou crianças que fiquem atentos e que quando identificarem algum risco saiam de sua residência e procurem os pontos de abrigo disponibilizados pelo município.

Para o Distrito Monte Alegre o local que a comunidade deve procurar é o Adão da Rosa, localizado na rua Flamboyant 95, no bairro MonteAlegre. Outro ponto disponibilizado é o Ginásio Francisco Duarte, localizado na Avenida José Francisco Bernardes, 1426, no Bairro Areias.

Além da Defesa Civil, secretarias de Obras, Desenvolvimento e Assistência Social e Agricultura estão de plantão e ajudando nos trabalhos. Em caso de emergência ligue 199 ou envie um whatsapp para o telefone (47) 99288-4392. Ou 193 para acionar os Bombeiros.

Navegantes

Em Navegantes a Prefeitura intensifica o serviço de limpeza na praia, por conta do excesso de sujeira, vinda com as chuvas dos últimos dias. O secretário da pasta, Valério Campos, explica que por conta da quantidade de lixo, as equipes estão reforçando o número de funcionários e aumentando o tempo de limpeza, para dar conta de todo o serviço.

Vale destacar que a limpeza da praia já é uma ação que ocorre diariamente na cidade, seguindo um padrão, durante todo o ano, para que, independente da estação, as pessoas que frequentam a praia possam desfrutar do espaço limpo.

Além disso, outras frentes de trabalho seguem pelas ruas do município, com o serviço de limpeza urbana, de acordo com um cronograma.

Tijucas

Por conta das chuvas que causaram dificuldade de deslocamento em algumas localidades de Tijucas, a secretaria municipal de Educação suspendeu as aulas do período vespertino de hoje (1º) e também desta sexta-feira (2) em todas as unidades da rede municipal.

Os alunos que foram para as escolas nesta manhã (1º) estão com aula normal e a suspensão vale somente para o período da tarde em diante.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.