Primeira vereadora negra de Tijucas toma posse na Câmara

A Câmara Municipal de Tijucas iniciou seu ano legislativo de 2024 com um acontecimento que entrará para os registros históricos do município. A primeira sessão do ano marcou a posse de Adenilza Iolanda Ramos, tornando-se a primeira vereadora negra da história do Poder Legislativo  local após quase oito décadas desde sua primeira legislatura.

Adenilza assume uma cadeira do PDT por 30 dias, vaga cedida pelo vereador Cláudio do Jornal, que se afasta temporariamente para tratar de assuntos pessoais.

Adenilza, agora, está lado a lado com outros vereadores e vereadoras que marcaram seus nomes na história do município. Assim foi com Alvina Simas Reis, a primeira mulher eleita vereadora na cidade, que participou da 5ª legislatura, entre os anos de 1963 e 1966. Após ela, houve um hiato de mais de 20 anos sem mulheres na Câmara, até a eleição de Bernadete Orsi, que assumiu em 1989, na 11ª legislatura.

Foto: Divulgação

Para as pessoas negras, a posse da vereadora também é bastante significativa. O primeiro vereador negro eleito foi Luiz Antonio da Silva, o Luiz da Farmácia, que chegou à Câmara em 1983, já na 10ª legislatura. Só no ano passado, quarenta anos depois, outro homem negro passou pela Câmara, quando Édson Ferreira de Lima, o Edinho, assumiu uma cadeira na Casa por um mês.

Quando olho para trás, vejo o legado de mulheres negras inspiradoras, como minha mãe. Ela me ensinou a importância da representatividade e da voz de cada um de nós. E hoje, como a primeira mulher negra a assumir uma cadeira nesta Casa, vejo que finalmente seremos representadas, ainda que tenha demorado 76 anos para que este momento chegasse”.

 

Adenilza Iolanda Ramos, suplente de vereador

O vereador Cláudio do Jornal, responsável por ceder sua vaga temporariamente, destaca a importância da representatividade trazida por Adenilza.

Representatividade importa muito. E a Adenilza representa muito bem a força das mulheres e da comunidade negra. A importância disso contou muito para que eu decidisse abrir espaço para que ela pudesse assumir e entrar para a história como está fazendo. Fico muito feliz por ter a oportunidade de fazer parte desse momento”.

 

Cláudio do Jornal, vereador

Adenilza Iolanda Ramos terá 30 dias e seis sessões para apresentar seu trabalho à comunidade durante o mês de fevereiro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.