A situação meteorológica em Santa Catarina permanece preocupante, com chuvas torrenciais que afetam diversos municípios. Nesta quarta-feira, 4 de outubro, a Defesa Civil emitiu um novo alerta para a região da Grande Florianópolis, que inclui o Vale do Rio Tijucas, devido à chuva persistente de intensidade forte, acompanhada de raios, aumentando o risco de alagamentos e inundações nas próximas 3 horas.
Fotos: Rádio Clube/Divulgação
Em Tijucas já há diversos pontos de alagamentos, como na Praça, em que moradores afirmam que a situação se agrava em razão de um novo loteamento. No Jardim Portobello a Defesa Civil foi acionada para bloquear uma rua que alagada, e assim evitar o trânsito de veículos. Também a pontos de alagamentos em Itapema e Porto Belo.
Na manhã desta quarta-feira, diversos pontos de alagamento foram registrados na cidade de São João Batista. A Defesa Civil do município está em alerta, acompanhando a evolução das chuvas em toda a região e orientando a população sobre os riscos de deslizamentos e alagamentos pontuais.
Até o momento, o nível do rio continua dentro da normalidade. No último boletim hidrológico divulgado às 9h da manhã desta quarta-feira, o rio apresentava uma elevação de 54 centímetros. Os pontos de alagamento registrados até agora são principalmente decorrentes do sistema de drenagem das vias públicas e dos córregos que cortam alguns bairros da cidade.
Um dos pontos mais críticos de alagamento é a rua Leopoldina Brasil, que dá acesso ao bairro Ribanceira do Sul em São João Batista, próximo ao hospital. O alagamento bloqueou completamente a via, levando alguns motoristas a arriscarem a passagem, mesmo com o risco de ficarem ilhados devido ao alto volume de água na rua. Alguns condutores até mesmo retornaram na contramão em busca de rotas alternativas.
Além disso, o bairro Cardoso também já registra pontos de alagamentos devido às intensas chuvas.