Como resultado da reunião, determinou-se que medidas emergenciais serão adotadas nos locais mais afetados. A principal ação será a desobstrução de valas e bocas de lobo, com início imediato nas áreas dos bairros Praça e Sul do Rio, que apresentaram as situações mais críticas.
Foto: Reprodução/VipSocial
O prefeito enfatizou a importância de aproveitar os dias de estiagem para atuar nos pontos mais afetados, visando minimizar os impactos causados pelas chuvas. “Temos que aproveitar estes dias de estiagem para trabalhar nos pontos mais afetados e amenizar os efeitos causados pelo grande volume de chuvas”, declarou Rocha.
Além das ações de desobstrução, o município também está se preparando para decretar situação de emergência. O motivo é o registro de diversos danos nos equipamentos do sistema de abastecimento de água e esgoto, bem como inúmeros estragos na infraestrutura das vias urbanas e vicinais de Tijucas.
Foto: Prefeitura de Tijucas/Divulgação
Sheila Dias, coordenadora da Defesa Civil, destacou que o nível do rio está baixando em São João Batista, o que é uma boa notícia. No entanto, ela ressaltou que ainda é esperada a chegada de água nas próximas horas em Tijucas. “Por isso, em alguns pontos mais altos, somente quando o nível do rio voltar à normalidade é que vamos ter real noção dos estragos e dos reparos a serem feitos”, explicou Dias.