Nas últimas semanas, um alerta de saúde foi acionado em Tijucas com a confirmação de três casos de meningite viral. Todos os casos envolvem crianças que frequentam uma escola particular do município. Além desses, mais dois casos suspeitos estão sob investigação, aguardando os resultados dos exames.
A Coordenadora da Vigilância em Saúde de Tijucas, Idarleni Daroci, informou que, ao receber a suspeita dos casos, a equipe de vigilância prontamente tomou medidas conforme os protocolos estabelecidos pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) do estado. A escola em questão passou por um processo de desinfecção e sanitização completa, enquanto as famílias das crianças com casos confirmados e suspeitos receberam acompanhamento médico.
Fotos: Arquivo/Divulgação
“Estamos em contato direto com as famílias das crianças afetadas e monitorando de perto todas as unidades escolares para oferecer apoio e orientação necessária”, acrescentou a coordenadora. Ela também esclareceu que as meningites virais geralmente evoluem de forma benigna e não requerem medidas de quimioprofilaxia.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, Santa Catarina registrou um total de 532 casos de meningite neste ano. A maioria desses casos foi identificada como meningite viral, seguida por casos não especificados e bacterianos, com subtipos como meningite por pneumococo, por outras etiologias, doença meningocócica e meningite tuberculosa, sendo a meningite por hemófilos a menos comum.
Saiba Mais Sobre a Doença:
A meningite é uma condição caracterizada por uma inflamação das meninges, as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Esta é uma doença contagiosa que pode ser causada por diversos agentes infecciosos, incluindo vírus, bactérias e fungos, bem como por agentes químicos como medicamentos. A doença pode variar em gravidade, e é fundamental buscar ajuda médica ao primeiro sinal de suspeita, como febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez no pescoço e sensibilidade à luz.