Veja o que abre ou não nas cidades de Itapema, Bombinhas, Tijucas e São João Batista nesta quinta-feira (8)
Arquivo/ imagem ilustrativa
Nesta quinta-feira (8), várias cidades da região estarão comemorando o Corpus Christi, uma importante celebração religiosa que venera o sacramento do corpo e sangue de Jesus Cristo. O feriado causa alterações nos horários de serviços em diversos municípios, incluindo Itapema, Bombinhas, Tijucas e São João Batista. Veja o que abre e o que fecha em cada cidade.
Em Itapema, o Mirante do Encanto funcionará normalmente das 8h às 18h. Na área da saúde, a UPA na rua 708A manterá o horário regular, das 8h à meia-noite, enquanto o Hospital Santo Antônio e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) seguirão com atendimento 24h. O dia 9 será ponto facultativo, e no dia 13, a cidade celebra o dia de Santo Antônio, padroeiro local, com feriado municipal.
Em Bombinhas, a prefeitura decretou ponto facultativo para os dias 8 e 9 de junho. Os serviços essenciais, como limpeza urbana e coleta de lixo, continuarão a operar normalmente. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) também estará aberta para atendimento.
Em Tijucas, o prefeito Elói Mariano Rocha, através do decreto 2095/2023, estabeleceu ponto facultativo para a sexta-feira, dia 9. A administração municipal não terá expediente no feriado de Corpus Christi (dia 8) e na sexta-feira (9), retornando ao normal na segunda-feira (12). Entretanto, no dia 13, a cidade celebra o “Dia de Tijucas” e não haverá expediente. Os serviços essenciais funcionarão em regime de plantão.
Em São João Batista, os serviços públicos seguirão um cronograma especial devido às celebrações de Corpus Christi. Na quinta-feira (8), será feriado, conforme a Lei Municipal nº 221/1971. Já na sexta-feira (9), será ponto facultativo nas repartições públicas municipais, com exceção das creches que funcionarão em regime de plantão. O Hospital Monsenhor José Locks e demais serviços públicos essenciais manterão o atendimento em regime de escalas de serviço ou plantão.
As alterações ocorrem devido à importância do Corpus Christi para a Igreja Católica, que observa a data com solenidade. A flexibilidade nos horários de funcionamento dos serviços públicos visa acomodar a celebração, assegurando ao mesmo tempo a continuidade dos serviços essenciais.