Ele foi detido em Jaraguá do Sul, mas já teria aplicado o golpe em outras cidades, como Itapema e Blumenau
Arquivo/ imagem ilustrativa
Um homem suspeito de aplicar golpes se passando por funcionário da Companhia de Energia Elétrica (Celesc) em Jaraguá do Sul foi preso nesta quinta-feira (15). Segundo a ocorrência, ele é conhecido no meio policial por ter praticado atos parecidos em diversas cidades do estado, inclusive Itapema, causando um prejuízo estimado em R$ 17 mil.
Segundo informações, a investigação teve início em janeiro deste ano em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí. De acordo com a polícia, o estelionatário vestia uniforme e crachá da Celesc, enganando suas vítimas ao alegar a necessidade de substituição de um transformador de energia na subestação de um supermercado.
Os gerentes do estabelecimento, acreditando estar lidando com um funcionário legítimo da companhia, autorizaram uma transferência bancária de R$ 17 mil para uma conta indicada pelo golpista. O dinheiro, supostamente, seria usado para substituir o transformador defeituoso.
Após receber o valor transferido, o fraudador desapareceu, e o estabelecimento não conseguiu mais entrar em contato com ele, percebendo então que haviam sido vítimas de um golpe.
A Polícia Civil iniciou um inquérito para investigar o caso e, em 6 de maio, efetuou a prisão preventiva do homem em Jaraguá do Sul. Apesar de ter endereço em Camboriú, ele é reincidente em delitos, particularmente estelionato, tendo aplicado golpes similares em cidades como Blumenau e Itapema.