Tijucas inicia julho com 442 casos de dengue

O segundo semestre de 2023 já começou e os casos de dengue em Tijucas segue aumentando. Nestes seis primeiros meses, foram realizados 1.287 testes, desses, 442 deram positivos e 845 não reagentes.

De acordo com o relatório epidemiológicos municipal, sete moradores ainda aguardam o resultado final dos exames, que são colhidos nos postos e enviados ao LACEN -Laboratório Central de Saúde Pública, em Florianópolis.

CONFIRA A SITUAÇÃO POR BAIRRO

Praça – 123

Universitário – 94

Areias – 83 casos

Nova Descoberta – 03

Sul do Rio – 04

Campo Novo – 01

Joaia – 30

Oliveira – 01

XV de Novembro – 34

Centro – 55

Morretes – 01

Pernambuco – 01

LACEN JÁ REALIZOU MAIS DE 100 MIL EXAMES

No mês de junho, o Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), e os laboratórios regionais da Rede LACEN, atingiu a marca de 107 mil exames realizados no ano de 2023 para o diagnóstico de dengue. As regiões que mais demandaram exames foram a Grande Florianópolis, Foz do Itajaí, Nordeste e Oeste de Santa Catarina. Os meses de abril e maio registraram a maior quantidade de amostras recebidas.

VipSocial/arquivo

A maioria dos exames realizados foi do tipo Detecção de Antígeno NS1, recomendado nos primeiros dias de sintomas, auxiliando no diagnóstico precoce do paciente e contribuindo para a implementação de ações de Saúde Pública nas áreas onde o vírus está circulando.

Além disso, o LACEN também realiza o exame de detecção de anticorpos IgM, que identifica a infecção pelo vírus da dengue após o quinto dia do início dos sintomas, confirmando o diagnóstico quando a suspeita ocorre em estágios mais avançados.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.