Uma das vítimas conta que deixou de comprar gás para pagar e ‘reservar’ o imóvel: “agora, não tenho como cozinhar para minhas crianças”
Reprodução / Redes sociais
Com um crescimento em alta, Tijucas tem atraído muitos buscando emprego e novas oportunidades. O município, que hoje possui cerca de 1.000 vagas de trabalho abertas, tem sido palco de um número alarmante de golpes do aluguel, deixando centenas de vítimas desamparadas.
Muitos desses indivíduos se mudam para a cidade sem ter a certeza de onde vão residir, buscando rapidamente um lugar para alugar ao chegar – seja casa, apartamento ou kitnet. Sem o conhecimento adequado ou recursos para encontrar aluguéis de forma segura, muitos recorrem a locais menos confiáveis, como grupos de ‘Desapego’ no Facebook.
O golpe é relativamente simples: o golpista apresenta o imóvel por meio de vídeos e fotos, exigindo um pagamento adiantado para reservar a propriedade. Quando a vítima chega para se mudar, descobre que caiu em um golpe. Infelizmente, essa é uma história contada quase que diariamente na Delegacia de Polícia Civil de Tijucas, onde vítimas desse e de outros golpes relacionados às redes sociais registram suas ocorrências.
Uma das vítimas que amargou o ‘Golpe do Aluguel’ em Tijucas é Andriela Noronha. Após ‘reservar’ uma casa para alugar em Tijucas, Andriela recebeu a resposta de que outras ‘cinco pessoas’ também estavam ‘reservando’ o mesmo local. Todavia, logo em seguida, foi bloqueada.
“Tenho dois filhos pequenos e esse dinheirinho faz muita falta. Perdi R$ 400, pra alguns pode não ser muita coisa, mas pra mim foi o que faltou para comprar gás e poder cozinhar. Só tive dinheiro pra comprar o casco do botijão”, desabafou a mulher.