Santa Catarina alcançou o título de estado mais seguro do Brasil em 2023, segundo dados divulgados pela Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC). De acordo com o delegado-geral da PCSC, Ulisses Gabriel, o objetivo agora é manter esse nível de segurança, mesmo com as demandas na área. O balanço mais recente da Diretoria de Inteligência, até 11 de novembro, revela uma redução nos índices de homicídios (-0,23%) e feminicídios (-6,0%). Além disso, a PCSC atingiu um índice de 81,07% de elucidação das mortes violentas, superando a meta de 75% a 77%, comparável aos padrões de resolução de países como Canadá e Holanda.
“O governador Jorginho Mello nos deu a missão de garantir que Santa Catarina se tornasse e se mantivesse o estado mais seguro do país, proporcionando tranquilidade tanto para os catarinenses quanto para os turistas”, destacou o delegado-geral.
Outro ponto de destaque foi o aumento da produtividade da PCSC de 2022 para 2023, especialmente no cumprimento de mandados de busca e apreensão e prisões, o que continua a se repetir em 2024. Entre 1º de janeiro e 11 de novembro de 2024, foram cumpridos 7.518 mandados de busca e apreensão, resultando em 6.790 pessoas presas — 5.662 por mandados de prisão e 1.128 em flagrante. Em comparação com 2023, houve um aumento de 9,24% nas prisões por mandado, que naquele ano somaram 5.183.
Ulisses Gabriel projetou que a produtividade da Polícia Civil em 2024 poderá ser 100% superior à de 2022. “Esse desempenho é fruto do apoio do governador e da colaboração entre as forças de segurança, como a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Científica, além da parceria com o Ministério Público e o Judiciário catarinense”, afirmou o delegado-geral.
Ele também ressaltou que o trabalho integrado entre as forças de segurança é essencial para o sucesso no combate ao crime, principalmente no enfrentamento às facções criminosas. “Nosso objetivo é fazer com que a população de Santa Catarina se sinta cada vez mais segura. Crimes ainda acontecem, mas estamos atuando diariamente para reduzir esses índices e garantir que os responsáveis sejam presos”, finalizou.
POLÍCIA CIVIL DE SANTA CATARINA
O post Polícia Civil de SC registra queda nos índices de homicídios e feminicídios em 2023 apareceu primeiro em Radio Clube 88,5 FM.