Uma série de ações criminosas, motivadas por um conflito entre facções, resultou em veículos incendiados nas ruas e rodovias da região, principalmente na BR-101. Um dos casos mais alarmantes ocorreu em Tijucas, onde três carros foram destruídos, na altura do quilômetro 162, pouco antes da Portobello, no sentido Sul. Os ataques, que se espalharam ao longo da tarde de sábado, 19 de outubro, provocaram pânico na população, mas foram contidos após uma operação policial que resultou em 12 prisões e a morte de um suspeito.
COMO TUDO COMEÇOU
O confronto começou na noite de quinta-feira, 17 de outubro, e se estendeu até sexta-feira, quando uma facção tentou invadir a Comunidade do Papaquara, no Norte da Ilha, em Florianópolis. O episódio intensificou a rivalidade entre os grupos, culminando nas ações de retaliação que incluíram o bloqueio de vias e o incêndio de veículos.
RESPOSTA DA POLÍCIA
Como resposta, um dos grupos organizou barricadas e ataques ainda durante o sábado. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, ao menos 16 veículos foram incendiados, incluindo um ônibus em São José. Em Florianópolis, capital do estado, dois motoristas tiveram seus carros roubados e queimados. Os atos criminosos geraram grande tensão, com moradores temendo pela segurança nas principais vias da região.
SEGURANÇA
A rápida atuação das forças de segurança conseguiu mater a ordem e conter a violência. Apesar dos danos materiais e do clima de insegurança, a situação foi controlada.
As investigações continuam, tentando identificar todos os envolvidos e prevenir novos ataques nas áreas mais afetadas.