A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou na última terça-feira (14) a operação Salvação do Rebanho, que investiga maus tratos a bovinos em Porto Belo. Foram realizados mandados de busca e apreensão, resultando na recuperação dos animais e confisco de armas.
Além da corporação, participaram a FAMAP (Fundação Municipal do Meio Ambiente de Porto Belo), a CIDASC (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola) e o GOR (Grupo de Operações de Resgate). Servidores das secretarias de Planejamento e Obras também foram acionados.
Operação contra maus tratos começou após denúncia recebida por instituições
A operação iniciou após denúncia recebida pela FAMAP e pelo GOR de que bovinos estavam em situação de maus tratos, sofrendo de desnutrição, ferimentos e carrapatos. Diante disso, foi instaurado inquérito policial para apurar os fatos.
A Polícia Civil descobriu que essa situação já ocorre há anos e, por isso, expediu mandados de busca e apreensão. A propriedade do investigado em Porto Belo será cercada e deve permanecer sob a responsabilidade de órgãos ambientais para tratamento dos animais em maus tratos.
Duas armas de fogo foram apreendidas após investigação no local e em outras residências do suspeito, uma em Tijucas. Ainda, foram localizadas aproximadamente treze ossadas de animais mortos, abandonados no pasto.