Leonardo de Magari de Bonfim, de 6 meses, faleceu na manhã de domingo (16/02), por volta das 7h40, no Hospital de Canelinha. O pai da criança, Clebersom, entrou em contato com a Rádio Clube para falar sobre o ocorrido. A rádio também buscou informações com o hospital, que aguardava o laudo. Nesta quarta-feira (26), a unidade se manifestou oficialmente sobre o caso.
Nota oficial do Hospital de Canelinha
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Fundação Hospitalar Municipal de Canelinha (FHMC) vem a público prestar esclarecimentos sobre o ocorrido com a criança (LMB) no dia 16/02/2025, expressando nosso profundo pesar e solidariedade à família neste momento difícil.
Desde o primeiro contato dos familiares com a unidade, toda a documentação solicitada foi disponibilizada dentro de 1 hora após a solicitação. Ressaltamos que a legislação estabelece um prazo de até 20 dias para a entrega de prontuários médicos, porém, considerando a delicadeza do caso, buscamos garantir a máxima celeridade e transparência.
Quanto à conduta médica, informamos que todos os atendimentos prestados estão rigorosamente registrados nos prontuários, incluindo as medicações prescritas e os procedimentos adotados.
Importante esclarecer que a direção hospitalar não possui competência para interferir ou julgar protocolos médicos, cabendo aos órgãos responsáveis a devida apuração, caso necessário.
Frisa-se, a FHMC tem como compromisso garantir que o atendimento prestado à população seja sempre humanizado, ético e pautado nas melhores práticas assistenciais, mantendo de forma continua o atendimento à saúde e o bem-estar da comunidade.
Reafirmamos que a responsabilidade médica é individual e deve ser avaliada por meio dos trâmites adequados, como determina a legislação vigente.
Nesse sentido, cabe aos órgãos competentes, como os Conselhos de Classe e o Poder Judiciário, são os responsáveis por conduzir eventuais investigações e julgamentos técnicos.
Lamentamos, ainda, a postura de parte da imprensa que, antes de ouvir a unidade hospitalar, divulgou apenas a versão de um dos envolvidos, sem buscar informações completas e imparciais.
Reiteramos nosso compromisso com a transparência e permanecemos à disposição para prestar todos os esclarecimentos necessários.
Ainda, a FHMC reafirma que está prestando todo o suporte necessário à família, fornecendo prontamente os documentos solicitados e se colocando à disposição para auxiliar no que for possível.
Por fim, não há palavras que possam expressar a dor da perda de um ente querido, especialmente de uma criança. Sentimos profundamente pelo ocorrido e NOS SOLIDARIZAMOS COM A FAMÍLIA NESTE MOMENTO DE IMENSA DOR.
Canelinha, 26 de fevereiro de 2025.
____________________________________________
ANDRÉ MARTINS DOMINGUES
Diretor da Fundação Hospitalar Municipal de Canelinha.
O post Hospital de Canelinha se manifesta sobre o falecimento de bebê de 6 meses apareceu primeiro em Radio Clube 88,5 FM.