Começa nesta segunda-feira (23), a 18ª edição do Primavera dos Museus, evento que reúne museus de todo o Brasil e busca ampliar o acesso à cultura no país.
São mais de duas mil atividades, em 930 instituições participantes. Em Santa Catarina, são 53 locais, em diferentes regiões, que poderão ser conferidas até o dia 29 de setembro, quando encerra a programação.
A abertura oficial da semana acontece às 16h, no Espaço Cultural Renato Russo, em Brasília. Neste ano, a semana promovida pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) tem como tema “Museus, acessibilidade e inclusão”.
Saiba onde conferir a Primavera dos Museus em Santa Catarina
A semana, dedicada à valorização de museus e da cultura, reúne exposições, palestras, visitas guiadas e oficinas. Em Santa Catarina, o público poderá conferir a programação em mais de vinte cidades, como Criciúma, Blumenau, Florianópolis, Joinville, Tubarão e Xanxerê.
Na capital catarinense, participam o Museu Victor Meirelles, Museu Aberto das Tartarugas Marinhas, Memorial do Figueirense Futebol Clube, Museu Histórico de Santa Catarina, Fundação Hassis, Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, Fundação Cultural BADESC, Museu da Escola Catarinense e o Museu de Arte de Santa Catarina.
A relação completa de todas as instituições participantes da Primavera dos Museus, em Santa Catarina, podem ser acessada aqui.
Veja lista de cidades participantes
- Balneário Piçarras
- Blumenau
- Bombinhas
- Brusque
- Concórdia
- Corupá
- Criciúma
- Florianópolis
- Fraiburgo
- Ibirama
- Indaial
- Iporã do Oeste
- Itajaí
- Jaraguá do Sul
- Joinville
- Laguna
- Morro Grande
- Orleans
- Pomerode
- São Bento do Sul
- São Francisco do Sul
- Tubarão
- Tijucas
- Timbó
- Videira
O que é a Primavera dos Museus
A semana de atividades busca contribuir com a difusão e promoção dos museus, ampliar o acesso à cultura, assegurar a preservação do patrimônio, estimular a educação, inclusão social, a acessibilidade e a divulgação do conhecimento ultrapassando as fronteiras físicas e chegando a um público (nacional ou internacional) mais amplo.