Como forma de preparar as escolas para a prova do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), a secretaria municipal de Educação de Tijucas reuniu nesta semana, professores de matemática, português, gestores e coordenadores das escolas da cidade.
De acordo com a secretaria municipal de educação, a Educação Básica do município é avaliada por um conjunto de critérios, que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.
Segundo Geovani Betineli Molinari e Fabrícia Matias, coordenadoras do Ensino Fundamental I e II da secretaria de Educação de Tijucas, “a reunião teve por objetivo discutir estratégias de ensino, trocar experiências e traçar planos de ação conjuntos”.
A abertura da reunião foi marcada por palavras de incentivo e reconhecimento do trabalho árduo que os professores têm desempenhado diariamente em prol da educação. Logo após, a Consultora, professora Luciene Chyczi, da Sistema de Ensino FTD, destacou a importância da recuperação no processo de aprendizagem dos alunos.
Durante a programação, foram apresentadas diferentes abordagens pedagógicas, metodologias e recursos didáticos que podem ser utilizados para aprimorar o ensino e a aprendizagem. Os professores compartilharam experiências bem-sucedidas, debateram sobre os desafios enfrentados e buscaram soluções conjuntas para melhorar os índices de aprendizado dos estudantes.
“Ao final do encontro, os professores traçaram um plano de ação conjunto, estabelecendo metas e prazos para implementar as estratégias discutidas. Foi ressaltada a importância de um acompanhamento contínuo dos índices, a fim de identificar pontos fortes e possíveis ajustes para garantir um ensino de qualidade e melhores resultados”, ressaltou a secretária de Educação de Tijucas, Deise Juliana Silveira.
SAEB é um conjunto de avaliações aplicadas aos alunos do Ensino Básico com a intenção de realizar um diagnóstico da realidade da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho dos estudantes.
Por meio de testes aplicados na rede pública de ensino e em parte da rede privada, os resultados obtidos oferecem subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas nacionais de educação.
É através da média do desempenho dos estudantes no SAEB, somada aos índices de aprovação, reprovação e abandono apurados pelo Censo Escolar, que é obtido o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Educação