Na tarde de quinta-feira, 12 de setembro, a Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Educação, divulgou uma nota oficial a respeito de uma denúncia envolvendo agressão verbal e psicológica contra um aluno de uma escola municipal.
O caso ganhou repercussão nas redes sociais após a mãe de uma criança com autismo, estudante da Escola de Tempo Integral (ETI) Professor Raul Amorim, no Loteamento EMA II, compartilhar um vídeo. No relato, ela afirma que seu filho foi vítima de agressões verbais e psicológicas dentro da escola. Além disso, um áudio circulando nas redes revela uma conversa entre mãe e filho, na qual a criança menciona ter sido colocada em uma sala escura por um funcionário.
Diante das acusações, a mãe registrou um Boletim de Ocorrência e participou de uma reunião com a Secretaria de Educação e outros pais, na quarta-feira, 11, para discutir o caso.
Em resposta, a Secretaria afastou os servidores acusados e iniciou um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra três membros da equipe gestora da escola. A Secretaria também garantiu que todas as partes envolvidas serão ouvidas e que todas as informações serão apuradas para assegurar a devida responsabilização.
Foto: Prefeitura Brusque / Divulgação
“A Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Comunicação Social, informa que, em virtude de uma denúncia recebida envolvendo agressão verbal e psicológica contra um aluno em uma de nossas unidades escolares e após realizar extensa apuração e diálogo com as famílias, tomou a decisão de afastar, com efeito imediato, os servidores envolvidos.
A medida foi acompanhada pela instauração de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra três integrantes do grupo gestor da referida unidade, visando uma apuração rigorosa e célere dos fatos. De maneira proativa, a Secretaria de Educação atendeu as famílias, conduzindo uma escuta minuciosa de todos os envolvidos e coletando as informações necessárias para garantir a responsabilização adequada. Um Boletim de Ocorrência foi registrado pela família.
A Secretaria de Educação reforça o compromisso em agilizar o processo administrativo e assegurar que as medidas cabíveis sejam aplicadas com máxima eficácia. Ressaltamos ainda que a Prefeitura de Brusque tomou todas as providências necessárias diante do caso, dentro do que rege o regramento jurídico.
Embora situações como essa sejam imprevisíveis, o poder público reafirma seu compromisso com a verdade e a transparência. Por fim, reiteramos com veemência nosso compromisso com a qualidade dos serviços prestados, sobretudo quando se trata de nossas crianças e adolescentes. Assim como a presente situação, garantimos que todos os casos serão tratados de forma enérgica, com a seriedade e responsabilidade que merecem.”
O post Prefeitura de Brusque se pronuncia sobre denúncias de agressão em escola apareceu primeiro em Radio Clube 88,5 FM.