A Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) lança a Frente Parlamentar do Corredor Rodoviário Litorâneo no próximo dia 10 de setembro. O evento que marca o início dos trabalhos do grupo de deputados está agendado para às 13h30.
A proposta de instituir o colegiado é do deputado estadual Carlos Humberto (PL), que deve coordenar o grupo. O parlamentar tem se reunido com instituições que também defendem uma via alternativa para ligar o Norte catarinense e a Grande Florianópolis.A Frente Parlamentar tem como objetivo discutir o assunto e atualizar os projetos já existentes para construção de via paralela à BR 101 – em especial no Litoral Norte, na região que abrange Itajaí e Itapema, onde a concentração de veículos dificulta a fluidez.
Frente parlamentar deve estudar meios de viabilizar o projeto
A rodovia extra estudada para a região deve contar com 144 quilômetros de extensão. A primeira proposta está na SIE (Secretaria de Estado da Infraestrutura) e, segundo informação da entidade, somente o projeto custará aos cofres estaduais cerca de R$ 36 milhões.
O levantamento feito pelos envolvidos no estudo aponta que a construção da nova via pode custar cerca de R$ 6 bilhões. Segundo o deputado Carlos Humberto, é importante que os governos se unam para o projeto se tornar realidade.
O parlamentar defende a busca de apoio do governo federal para garantir parte dos recursos necessários para executar a obra. No entanto, há necessidade que o projeto executivo seja elaborado.