Uma nova campanha, liderada pelo deputado estadual Napoleão Bernardes, propõe a criação da BR-102, uma rota alternativa para a congestionada BR-101, que é uma das principais rodovias de Santa Catarina. A proposta visa a construção de um corredor litorâneo paralelo, ligando Joinville ao acesso ao contorno da Grande Florianópolis, em Biguaçu.
A iniciativa, batizada de “SC Não Pode Parar! BR-102 já!”, está disponível para adesão no site “Petição Pública”. O objetivo é pressionar os governos federal e estadual para que priorizem o projeto, que visa descongestionar a BR-101, que tem mais de 460 km de extensão e é conhecida pelo alto índice de acidentes. Em 2023, a rodovia catarinense registrou mais de 4 mil ocorrências, resultando em 116 mortes e cerca de 4,3 mil feridos.
A Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Santa Catarina (Fetrancesc) estima que o setor perca R$ 1 bilhão anuais devido à baixa fluidez do trânsito, com engarrafamentos frequentes em cidades como Joinville, Navegantes, Itajaí, Balneário Camboriú e Itapema.