A Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou, uma operação em Itapema e Tijucas como parte da segunda fase da Operação Mãos Leves, que investiga fraudes em máquinas de bichinhos de pelúcia. A operação, que já havia realizado desdobramentos em maio deste ano, cumpriu 16 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro e três em Santa Catarina.
A investigação apura o chamado “golpe da garra fraca”, onde as máquinas são adulteradas para impedir que os jogadores capturem os brinquedos. O esquema funciona através de um sistema eletrônico que controla a força da garra, permitindo que ela tenha potência suficiente para pegar o prêmio apenas após um determinado número de tentativas. Antes disso, a força da garra é reduzida, tornando praticamente impossível agarrar o brinquedo.
Em Santa Catarina, os policiais cumpriram dois mandados em Itapema e um em Tijucas, mas não revelaram detalhes sobre os locais visitados ou os itens apreendidos. Já no Rio de Janeiro, a operação resultou na apreensão de máquinas adulteradas, celulares, computadores, notebooks, tablets, documentos e uma arma.
As investigações começaram após denúncias de que empresas estavam utilizando bonecos de pelúcia falsificados em máquinas instaladas em shoppings na Região Metropolitana do Rio. A Polícia Civil agora busca desvendar toda a estrutura do grupo criminoso, identificar outros envolvidos e apurar a prática de crimes financeiros, como lavagem de dinheiro. A operação segue em andamento, com foco em reunir mais provas e desmantelar a organização criminosa.