VIDEO: Itapema conta com estrutura para atender vítimas de violência doméstica

Imagina você mulher ou criança/adolescente passar por episódio de violência doméstica e chegar numa delegacia e encontrar, por vezes, um ambiente hostil e masculino?

Esta é realidade de muitas vítimas, que, de acordo com a Diretora do Centro de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica (CAVV) de Itapema, Rosimeri Henschel, acabava desmotivando as vítimas a denunciar a agressão.

Foto: Tom Amaral/VipSocial

QUASE DOIS ANOS DE ATIVIDADE

Inaugurado em agosto de 2021, em um ano de atendimento, o novo espaço atendeu mais de mil ocorrências, quase 300 procedimentos policiais envolvendo diretamente violência contra mulheres, crianças e adolescentes e solicitados 211 pedidos de Medida Protetiva, uma média de 20 por mês.

ABUSOS CONTRA MENORES

Durante um ano, 32 fatos foram registrados entre maio de 2022 a maio de 2023. Destes 32 fatos registrados,  todos foram investigados e 29 foram instaurados procedimentos policiais.

A maioria dos casos de abusos acontece no ambiente doméstico ou familiar. De acordo com os dados do Sistema integrado de Segurança Pública a maioria dos casos ocorreram no período noturno, entre às 18 e 24 horas.

Segundo a escrivã de Polícia de Itapema, Wilma Fernanda, que atua no CAVV, a maioria desses casos em que são decretado segredos de justiça, os autores geralmente são familiares e mantém uma relação extremamente íntima e de confiança com a vítima.

OUTRAS AÇÕES

No local, próximo à delegacia, também são desenvolvidas outras ações pela equipe juntamente a comunidade como orientações em campanhas relacionadas a Violência Doméstica e a parceria entre a Polícia Civil, Prefeitura de Itapema e a OAB Subseção Itapema para que o atendimento às mulheres fosse ampliado com o objetivo de proporcionar às vítimas acompanhamento jurídico especializado.

Foto: Tom Amaral/VipSocial

ATENDIMENTO

O CAVV é uma parceria entre a Polícia Civil e a Prefeitura de Itapema e está localizado na rua 238, n°165, bairro Meia Praia,  ao lado da sede da Delegacia de Itapema.

O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.