Na manhã desta segunda-feira, 15 de julho, o Grupo de Operações e Resgate (GOR) foi acionado para verificar uma denúncia de maus-tratos a cães no bairro Alto São Bento, em Itapema.
Ao chegar ao local, a equipe encontrou uma cena desoladora: cães extremamente debilitados, com filhotes infestados de vermes por todo o corpo. Dois dos filhotes já estavam mortos. A mãe dos filhotes apresentava sinais claros de desnutrição, problemas de pele e infestação por ectoparasitas.
Na residência, uma mulher informou que os animais pertenciam ao seu marido, e que os filhotes haviam morrido naquele dia. A Polícia Militar foi acionada para efetuar a prisão em flagrante pelo crime de maus-tratos, porém, o marido da mulher não estava presente no momento da fiscalização.
Um Boletim de Ocorrência foi registrado contra ele, e ele deverá responder pelo crime de maus-tratos conforme previsto na Lei 9.605/98. A investigação está agora sob a responsabilidade da Polícia Civil.
Seis cães foram recolhidos pelo GOR e encaminhados ao Departamento de Assistência e Bem-Estar Animal (DABA) para tratamento. A rápida resposta do GOR e a ação conjunta com a Polícia Militar destacam a importância de combater e punir atos de crueldade contra animais.