Santa Catarina sobressai-se como referência nacional em alfabetização, revelam os dados do Censo Demográfico 2022 divulgados nesta sexta-feira, 17 maio, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na Vale do Rio Tijucas, São João Batista se destaca com a menor taxa de analfabetismo, seguido por Tijucas.
Com apenas 2,7% dos habitantes catarinenses acima de 15 anos incapazes de ler e escrever, o estado registra uma redução significativa em relação ao censo anterior, em 2010, quando a taxa de analfabetismo era de 4,1%.
Desempenho por municípios
Dentre os municípios catarinenses, alguns se destacam pelo alto índice de alfabetização. Em Tijucas, por exemplo, 96,84% das pessoas com 15 anos ou mais são alfabetizadas, demonstrando um compromisso com a educação e o desenvolvimento humano. São João Batista alcança uma taxa ainda mais alta, com 97,81% de alfabetização entre os residentes com 15 anos ou mais.
Variação nos índices
Apesar do desempenho positivo, alguns municípios apresentam índices ligeiramente mais baixos. Em Canelinha, 94,3% da população com 15 anos ou mais é alfabetizada, enquanto Nova Trento registra 96,83% de alfabetização nessa faixa etária. Já Major Gercino atinge uma taxa de 94,47%.