16 foram acolhidas em um abrigo institucional providenciado pela Prefeitura Municipal
Durante o último final de semana, São João Batista enfrentou um episódio de chuvas extremas, resultando em uma rápida elevação nos níveis do Rio Tijucas. Os registros pluviométricos do Cemaden indicaram acumulados que ultrapassaram 140mm entre sexta-feira (17) e domingo (19), somados às chuvas volumosas nas nascentes da bacia hidrográfica. Esse aumento repentino levou ao transbordamento do rio em áreas ribeirinhas, levando cerca de 60 pessoas a deixarem temporariamente suas residências. Dessas, 16 foram acolhidas em um abrigo institucional providenciado pela Prefeitura Municipal, enquanto as demais encontraram refúgio nas casas de familiares.
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil recebeu um total de 61 chamados, com 16 ruas sendo afetadas por alagamentos. Além disso, a ponte provisória de acesso à Colônia Nova Itália precisou ser interditada. Felizmente, não foram registradas vítimas.
O prefeito Pedro Alfredo Ramos expressou sua gratidão pelo trabalho conjunto realizado pela Defesa Civil em colaboração com outras secretarias municipais, órgãos de segurança e grupos de voluntários, permitindo uma resposta rápida e eficiente às ocorrências. Este evento climático adverso marca o 14º enfrentado pelo município desde 2021, com destaque para duas das maiores enchentes da história da cidade.
Apesar dos transtornos, a situação já apresenta sinais de melhora na manhã de segunda-feira (20), com o nível do rio recuando para 2,68m às 8h, afastando-se da cota de transbordamento. As famílias que estavam no abrigo puderam retornar para suas residências, e não há mais relatos de pontos de alagamento. No entanto, a ponte provisória continua interditada para procedimentos de limpeza e reparos na estrutura.