A Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), vinculada à Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) de Santa Catarina, deu início à Operação Athene, uma ação direcionada ao combate do abuso sexual infantojuvenil perpetrado por meio de mídias sociais. Itapema está entre as cidades alvos da operação.
Coordenação Nacional
A Operação Athene faz parte de uma iniciativa coordenada pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (DIOPI) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senasp/MJSP) e pelo Laboratório de Operações Cibernéticas.
Mandados de Busca e Apreensão
A justiça expediu dois mandados de busca e apreensão, que estão sendo cumpridos tanto em Santa Catarina quanto no Distrito Federal. Os alvos são os equipamentos eletrônicos dos suspeitos, incluindo HDs internos e outros dispositivos informáticos, visando coletar provas que confirmem a prática dos crimes.
Foto: Deic/Divulgação
Coleta de Provas
As ações da Operação Athene têm como objetivo principal a apreensão de evidências que comprovem a exploração sexual de menores por meio de plataformas digitais.