Porto Belo utiliza cães para aprimorar processo terapêutico em pacientes autistas

Para complementar seus programas terapêuticos voltados para pacientes autistas, o Governo de Porto Belo, por meio da Secretaria de Saúde e em colaboração com o Centro de Integração e Apoio ao Paciente Autista (CIAPA), deu início ao projeto Aumigos. Esta iniciativa, realizada em parceria com o Corpo de Bombeiros, visa empregar a Terapia Assistida por Cães (TAC), também conhecida como Cinoterapia, como um recurso terapêutico complementar.

Fotos: PMPB/Divulgação

Objetivo do projeto

O projeto Aumigos utiliza cães especialmente treinados em conjunto com terapeutas e tutores para facilitar o vínculo emocional e tornar as sessões terapêuticas mais confortáveis e divertidas para as crianças atendidas pelo CIAPA. Essa abordagem terapêutica incorpora a interação com os cães para promover melhorias nas funções físicas, sensoriais, emocionais, cognitivas e comportamentais dos pacientes.

 

 

Parceria com o Corpo de Bombeiros

 

A parceria entre o CIAPA e o Corpo de Bombeiros Militar de Porto Belo (CBMPB) é fundamental para o sucesso do projeto. O Sargento Veronezi e seu cão Hero, de nove anos, desempenham um papel crucial como cães terapeutas. Hero, que foi adotado aos 45 dias de idade e inicialmente treinado para buscas de pessoas e corpos, agora atua como cão terapeuta em diversas instituições, incluindo hospitais e lares de idosos.

 

 

Benefícios da Terapia Assistida por Cães

 

As interações entre os pacientes autistas e os cães terapeutas têm demonstrado resultados positivos, promovendo melhorias significativas em diversas áreas. A presença do cão de terapia facilita o estabelecimento de relações interpessoais, proporciona apoio emocional, aumenta a autoconfiança, motiva os pacientes e ajuda a reduzir os níveis de ansiedade.

 

 

Impacto na Qualidade de Vida

 

Com base em evidências científicas dos benefícios da Terapia Assistida por Cães, a implementação do projeto Aumigos busca contribuir para o desenvolvimento das habilidades globais das crianças atendidas pelo CIAPA. Além disso, a iniciativa visa oferecer um ambiente terapêutico mais acolhedor e estimulante, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida desses pacientes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.