Quais são as cidades do Litoral Norte com centros de atendimento à dengue

Com o aumento de casos de dengue em Santa Catarina, algumas cidades do Litoral Norte tomaram a decisão de abrir centros de triagem e atendimento próprios para sintomáticos.

No geral, ao sentir sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, manchas vermelhas ou fadiga, o cidadão de qualquer cidade pode se encaminhar à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima de casa.

Locais visam desafogar demanda as UPAs – Foto: Aleson Padilha/Divulgação Prefeitura de Penha

Porém, a grande demanda pelas unidades fez com que cidades como Itajaí, Balneário Camboriú, Camboriú, Penha e Tijucas pensassem em locais específicos para desafogar as filas de espera.

Confira as informações de cada cidade:

Itajaí

Nesta terça-feira (19), iniciaram os atendimentos na Vila da Saúde, espaço criado pela Prefeitura de Itajaí para atender pessoas com sintomas de dengue.

Estrutura ficou pronta em 15 dias e tem consultórios e pontos de hidratação – Foto: Maikeli Alves/SECOM Itajaí

A estrutura está montada no estacionamento do Centro Integrado de Saúde (CIS), localizado na Avenida Adolfo Konder, nº 250, no bairro São Vicente e atende 24h.

Balneário Camboriú

O Centro de Referência Municipal de Atendimento à Dengue de Balneário Camboriú fica no antigo pronto-socorro do Hospital Ruth Cardoso, no bairro dos Municípios.

O local funciona das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, e  conta com espaço para o cadastro, triagem, consultórios médicos e área de hidratação.

Camboriú

A cidade de Camboriú conta com dois locais destinados a pacientes sintomáticos de dengue e Covid-19. O primeiro foi aberto na Unidade Básica de Saúde (UBS) do CAIC, no Monte Alegre, situada na rua Monte Agulhas Negras, n° 1143.

Camboriú tem dois centros especializados em atendimento de Dengue e Covid-19 – Foto: Prefeitura de Camboriú

Nesta semana, a cidade inaugurou outro local específico para atendimento desses casos. O Centro de Atendimento às Doenças Virais funciona na UBS Central (rua João Morais, no Centro).

Os serviços, em ambas unidades, são ofertados de segunda à sexta-feira, das 7h às 23h.

Penha

Em Penha, a Central de Triagem da Dengue está instalada na Colônia dos Pescadores, anexo à Secretaria de Pesca e Agricultura (Avenida São João, nº 140 – Praia de Armação do Itapocorói).

Triagem é classificada de acordo com sintomas do paciente – Foto: Aleson Padilha/Divulgação Prefeitura de Penha

O local atende todos os dias, das 7h às 17h30, toda a população com sintomas, oferecendo diagnóstico, testes rápidos, hidratação e tratamento.

Tijucas

O município de Tijucas já tem um espaço para o Centro de Triagem, localizado na rua Coronel Izidoro, bairro universitário, próximo ao campus da Univali.

O local já estava sendo reformado para dar lugar a uma nova UBS do município, porém, em razão da grande demanda pelos casos de dengue, a administração municipal decidiu transformar o espaço em um centro de atendimento para pessoas com sintomas.

A unidade contará com recepção, consultórios e pelo menos cinco pontos de hidratação. A Prefeitura informou que está em processo de contratação para início dos atendimentos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.