Medida Provisória visa reduzir congestionamentos durante o verão. Resultados determinarão a extensão da implementação.
Em uma iniciativa ousada, a BR-101 entre Itapema e Navegantes passará por um teste crucial para aliviar o trânsito caótico durante o verão. Entre os dias 15 e 17 de dezembro, o acostamento se transformará em uma terceira faixa das 14h às 22h, abrangendo dois trechos, do Km 152 ao Km 143 e do Km 139,6 ao Km 114. Com 34,6 quilômetros adicionais no sentido a Joinville, o experimento busca avaliar o impacto no fluxo de veículos.
Esses testes são fundamentais para avaliar a viabilidade da liberação, considerando os substanciais investimentos de quase R$12 milhões. Placas horizontais e verticais serão instaladas ao longo de 120 quilômetros (60 quilômetros norte/sul e 60 quilômetros sul/norte), acompanhadas pela aplicação de uma nova camada de asfalto nos acostamentos.
A proposta da Associação dos Municípios da Foz do Itajaí (Amfri) sugere que o acostamento se torne uma terceira faixa entre Balneário Piçarras e Porto Belo, abrangendo 60 quilômetros em ambas as direções. Esse projeto ambicioso, custeado em parceria com entidades governamentais, requer um esforço significativo.
Paulo Henrique Dalago Muller, Presidente da AMFRI e prefeito de Bombinhas, celebrou a conquista:
“Esta, com certeza, é uma grande vitória para nossa região e mostra união dos prefeitos da AMFRI e a importância do trabalho de forma regionalizada. Agradeço também o esforço da deputada Paulinha e do Senador Espiridião Amin que estão sendo fundamentais.”
O prefeito de Navegantes, Libardoni Fronza, compartilhou otimismo:
“Esse teste trará com certeza um resultado positivo e será um passo importante para o desenvolvimento da nossa região. Essa medida é paliativa mas já ajudará muito o trânsito nesse trajeto e servirá como um salto para que as próximas medidas também sejam aprovadas.”
A liberação do acostamento como terceira faixa é apenas o ponto de partida de um projeto mais amplo. Mais ações estão sendo desenvolvidas para solucionar definitivamente os congestionamentos entre Balneário Piçarras e Porto Belo. A região aguarda, com esperança, por uma transformação positiva no cenário do tráfego.