Escolas de Tijucas, assim como as do estado de Santa Catarina, fizeram parte de uma operação da Polícia Civil nesta quarta-feira, 21 de fevereiro, deflagrada como “Volta às Aulas”. Seis policiais monitoraram oito instituições de ensino na cidade, como parte do esforço para garantir a segurança dos alunos e professores durante o início do ano letivo.
A operação visa ter a presença da Polícia Civil nas escolas como uma forma de recepcionar estudantes e professores no retorno às aulas, fortalecendo o contato local com a direção dos estabelecimentos. O delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, destacou que a ação não busca alterar a rotina dos estudantes, reconhecendo a dinâmica diferenciada nas escolas durante esse período.
A iniciativa faz parte do Protocolo Presente, desenvolvido pela Polícia Civil de Santa Catarina com base em estudos realizados por policiais civis nos Estados Unidos e em Israel. O protocolo visa a proteção das crianças catarinenses, atendendo a uma solicitação do Governo do Estado.