José Evaldo Koch, presidente do Grupo Koch, foi eleito o melhor CEO do setor supermercadista do Brasil. Mas a conquista, para ele, não foi repentina, e sim construída ao longo de 29 anos de atuação, em um dos grupos supermercadistas que mais crescem no Brasil. Além disso, a premiação o inspira a continuar o trabalho que já é feito.
À frente do grupo, José Koch levou a marca ao patamar de 8 mil trabalhadores diretos, mais de 24 mil empregos indiretos, e mais de 50 lojas em 26 cidades de Santa Catarina. Os planos, inclusive, são de expandir ainda mais a rede, para regiões do Estado, como Sul, Norte e Alto Vale.
“Temos um planejamento até 2025 de continuar a expansão no Estado, principalmente com a bandeira Komprão”, afirma. O Komprão é o atacarejo do grupo.
Além do varejo e atacarejo, o grupo atua também com vendas pelo e-commerce. A empresa conta ainda com um Centro de Distribuição e uma sede administrativa em Tijucas e um Centro Administrativo e Comercial em Itapema.
A premiação da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) foi divulgada na terça-feira (18), resultado da segunda edição do Prêmio Profissionais do Ano, que reúne 30 finalistas de empresas do setor, e foi entregue em São Paulo, durante o Smart Market Abras, evento de alta performance do segmento econômico.
Chegar a este título, para Koch, foi uma construção com o apoio de todos os colaboradores do grupo. “Essa premiação me inspira a continuar o trabalho, crescendo no setor supermercadista, e mostrando que existem profissionais de excelência neste setor”.
Para Koch, o setor é possui diversos desafios, e o maior deles é proporcionar a cada cliente uma experiência de compra agradável. “Trabalhamos com alimentos, perecíveis, então além de seguirmos as leis e regras de cada cidade e do Estado, temos o desafio de surpreender o cliente e proporcionar uma experiência agradável de compra, com preços acessíveis”, afirma.
O Grupo Koch
Além da premiação ao CEO, o Grupo Koch é a 13ª maior rede supermercadista do Brasil, de acordo com um relatório divulgado pela Abras. A pesquisa reúne um total de 1.247 empresas supermercadistas e demonstra que todo o setor faturou mais de R$ 695,7 bilhões no país no ano passado, além de ter gerado 3,2 milhões de empregos.
Fundada em 1994 em Tijucas, Grande Florianópolis, a empresa familiar tem à frente como CEO o empresário José Koch, um dos cinco irmãos que começaram a história da empresa nos anos 1980, vendendo produtos hortifrúti nas feiras da Grande Florianópolis.
Além de mais de 8 mil funcionários, o grupo gera outros 24 mil empregos indiretos e tem o certificado internacional Great Place to Work, reconhecida como uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil.