O Museu está situado dentro do Casarão Gallotti, casa que foi construída pelo patriarca, o empresário Benjamim Gallotti, com materiais vindos diretamente da Itália por meio de grandes embarcações.
Divididos por salas temáticas que mostram objetos, fotos, cartas e móveis o local faz um resgate da cultura que deu origem a história do município .
Itens como doces do Timbe tradicionais na cidade ate hoje,a farinha Edna e até a replica de um engenho de madeira em miniatura fazem parte da sala “Saberes e Sabores”.
As roupas usadas em uma das primeiras celebrações do Município, a Festa do Divino, são um dos objetos que encantam os visitantes.
Aqui resgatamos a história da cidade através de objetos e relatos das pessoas que contribuiram ao longo dos anos para que essa riqueza cultural fosse exposta , então ao visitar o Museu as pessoas terão contato com a própria história da origem de Tijucas.”
O Museu Tijucas está aberto à visitação de Terça a sexta-feira das 9h às 17h30 e aos Sábados,Domingos e Feriados, das 13h às 18h.