Mais de 150 mil imóveis ficam sem luz em Santa Catarina

O estado de Santa Catarina vivenciou dois episódios de apagões em um curto intervalo de tempo, afetando municípios nas regiões do Vale do Itajaí e Norte do estado. O primeiro apagão atingiu a cidade de Blumenau na terça-feira (9), seguido por outro nesta quarta-feira (10), afetando os municípios de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder e Corupá.

Em Blumenau, aproximadamente 73.800 unidades consumidoras foram impactadas. A Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) informou que a estrutura de uma linha de transmissão cedeu por volta das 16h30, provocando a interrupção no fornecimento de energia, após um intenso temporal. Três torres de transmissão foram derrubadas, interligando subestações da Celesc com 138 mil volts.

O serviço foi restabelecido por volta das 17h do mesmo dia, devido à robustez do sistema de transmissão da Celesc.

Menos de 24 horas depois, um segundo apagão atingiu o Norte de Santa Catarina, afetando mais de 80 mil unidades consumidoras em quatro cidades. Uma falha na linha de transmissão entre Joinville e Guaramirim foi apontada como a causa do problema. Até as 19h desta quarta-feira, 75 mil unidades consumidoras ainda estavam sem energia elétrica. Corupá foi o primeiro município a ter o abastecimento restabelecido, enquanto Jaraguá do Sul, Guaramirim e Schroeder continuavam com a maioria dos imóveis sem energia elétrica.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.