Tijucas foi incluída no Mapa do Turismo Brasileiro pelo segundo ano consecutivo. A confirmação veio nesta semana com a emissão do certificado do Ministério do Turismo por meio do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais.
O instrumento reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para promoção do setor em cada região turística do país.
Para conquistar a inclusão no mapa, o município precisou atender a uma série de requisitos. De acordo com a secretária Paula Regina da Silva, o Mapa do Turismo é uma ferramenta importante e que ajuda a desenvolver políticas eficazes para o município.
O Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.
Os municípios do país são classificados de A a E no Mapa do Turismo, levando em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de cinco variáveis: quantidade de estabelecimentos e empregos no setor de hospedagem, quantidade de visitantes domésticos e internacionais e arrecadação de impostos federais a partir dos meios de hospedagem.