O bairro da Praça, em Tijucas, continua sendo o mais afetado pelo Aedes aegypti, mosquito causador da dengue. No último relatório epidemiológico da secretaria de Saúde, a comunidade passou de 97 para 112 diagnósticos.
VipSocial
No total, o município já registra 402 casos da doença. Em segundo lugar com mais infecção está o bairro Areias, com 71, seguido do Centro, com 55 casos. Veja por bairros
Areias – 71
Nova Descoberta – 03
Sul do Rio – 04
Universitário – 03
Campo Novo – 01
Joaia – 28
Oliveira – 01
Praça – 112
XV de Novembro – 30
Centro – 55
Morretes – 01
Pernambuco – 01
Santa Luzia – 08
Timbé – 04
VipSocial
DEVE CHEGAR ESTA SEMANA
A nova vacina contra a dengue deve chegar ao Brasil nesta semana. A composição dela reúne quatro sorotipos diferentes do vírus causador da doença. A vacina Qdenga, da empresa Takeda Pharma Ltda., foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) há três meses.
De acordo com a Anvisa, a dose garante proteção contra a dengue. Segundo a Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (ABCVAC), o preço da vacina, disponível inicialmente apenas em laboratórios particulares, deve variar entre R$ 350 e R$ 500 – depende do estado.
Em nota, a associação recomendou que as clínicas utilizem este parâmetro para fixar o preço final que inclui o atendimento, a triagem, a análise da caderneta de vacinação, as orientações pré e pós-vacina, além do suporte aos pacientes.
QUEM PODE SER VACINADO
Conforme orientação da Anvisa, a vacina é indicada para crianças acima de 4 anos, adolescentes e adultos até 60 anos.
A nova vacina estará disponível para administração via subcutânea em esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações.
Qdenga é a primeira aprovada no Brasil para um público mais amplo, uma vez que a vacina aprovada anteriormente, a Dengvaxia, só poderia ser aplicada em quem foi exposto ao vírus.