Ciclone coloca Tijucas, Itapema e região em alerta da Defesa Civil

Alerta vermelho em Santa Catarina: região do Litoral Sul é a mais crítica. O Litoral Norte e Grande Florianópolis estão em alerta laranja

AGORA: Ciclone coloca Tijucas, Itapema e região em alerta da Defesa Civil

Imagem ilustrativa

Conforme já havia sido divulgado anteriormente pelo Jornal Razão, as regiões do Litoral Norte e Grande Florianópolis serão afetadas pelo ciclone extratropical que atingirá Santa Catarina a partir da madrugada desta quinta-feira.

Segundo a Defesa Civil de SC, o ciclone deve trazer altos volumes de chuva em toda a faixa litorânea do estado, com risco de deslizamentos, inundações e outras ocorrências.

O maior risco é para o Litoral Sul, onde os volumes pluviométricos devem passar dos 300mm.

Para o Litoral Norte, ou seja, Itapema, Balneário Camboriú, Itajaí e região, a previsão é de mais de 150mm.

O mesmo é esperado para São João Batista, Tijucas, Canelinha e municípios da Grande Florianópolis, que permanecem em alerta laranja da Defesa Civil.

Segundo a Defesa Civil, a chuva mais forte chega pelo Norte do estado, vinda do Paraná, na manhã de quinta, com volume estimado em 100mm a 150mm.

Ao longo do dia, o ciclone se desloca em direção ao Sul do estado e leva os temporais para o Vale do Itajaí e a Grande Florianópolis.

Na manhã de sexta-feira (16), as chuvas ganham força no Litoral Sul e áreas próximas, ocorrendo de forma intensa e volumosa, com acumulados entre 200 e 250 mm que pontualmente podem superar estes valores.

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL

Evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados.

Cuidado com crianças, idosos e animais próximos aos rios e ribeirões.

Afaste-se de postes e árvores.

Fique atento a qualquer movimento de terra ou rochas próximo a sua residência.

Fique atento a rachaduras em muros ou paredes.

A Marinha do Brasil e a Defesa Civil de Santa Catarina também emitiram alertas para risco de ressaca na faixa litorânea entre Florianópolis e o Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Estão previstas ondas de direção Sudeste a Leste, com altura de até 3,5 metros, entre a noite do dia 14 e a tarde do dia 17 de junho.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.