Nesta terça-feira, dia 13, Tijucas está em festa, comemorando seus 163 anos de existência. E para marcar essa data especial, um evento repleto de alegria, gastronomia e novidades está sendo preparado para toda a população.
A partir das 10h, no Casarão Gallotti, com um super almoço gratuito oferecido aos munícipes. Entre os pratos principais, destaca-se a deliciosa tainha frita com pirão, além do saboroso pirão com linguiça, típicos da região.
Foto: Ilustrativa
UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA
A bela história de Tijucas se deu em 1530, com a chegada do navegador Sebastião Caboto quando aportou no Rio Tijucas. Os primeiros habitantes foram os índios carijós, e que deram o nome de Ty yuca para denominar o Vale do Rio Tijucas. Que na língua falada guarani, significa brejo, lama ou banhado.
a metade do século XIX, através da lei 404, de 4 de abril de 1859, constitui-se o município de São Sebastião de Tijucas, elevada a freguesia à categoria de município, passa -se para a sede que até então era em Porto Belo.
Tijucas conheceu seu apogeu socioeconômico nas décadas de 20 /30, com a implantação de novas indústrias e do comércio. Possuía notáveis políticos, intensa vida cultural, luz elétrica, telefone e fácil comunicação com a capital e o alto Vale do Itajaí.
Grande parte do acervo arquitetônico que existe hoje, é fruto da atividade econômica do final do século XIX. Verificamos que diversas foram as influências que nortearam a arquitetura tijuquense